No dia 29 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. Um dia simbólico e de homenagem a esses profissionais que tanto se dedicam ao cuidado dos pacientes no Brasil. Em alusão, o Senado Federal sediou uma sessão especial em Brasília com a participação de profissionais da área e envolvidos no cuidado hematológico, no qual a Abrasta foi convidada. A data também marca a criação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Associação fundada em 2008, que representa a comunidade de profissionais no país.

Em nome da Abrasta, Catherine Moura, médica sanitarista e CEO da Abrasta e Abrale, parabenizou a atuação de todos os especialistas que cuidam incansavelmente dos pacientes com as hemoglobinopatias hereditárias (talassemia e doença falciforme), oncohematológicos e pela atenção com seus familiares. Em sua fala, Moura ressaltou que a data também é um alerta social para melhor informar a sociedade sobre a especialidade médica. Além de impulsionar a valorização da profissão e a importância do vínculo de confiança entre médicos e seus pacientes com condições hematológicas.

Vocês são profissionais excepcionais não só porque se dedicam a cuidar de pessoas, de almas e do nosso sangue, elemento fundamental para a nossa vida, mas porque se engajam no processo do cuidado do paciente, no processo de gestão do serviços de saúde, nos debates sobre o aprimoramento das políticas públicas e porque, através da ABHH, tem se engajado em inúmeras frentes para ampliar o acesso e reduzir as inequidades no tratamento dos pacientes oncohematológicos no Brasil”, destacou Moura.

A audiência contou com a participação de Ângelo Maiolino – Presidente da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). José Eduardo Bernardes – Presidente do Conselho Deliberativo da ABHH. Rui Leandro da Silva Santos – Coordenador-Substituto da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. Deputado Federal Celso Russomanno e da Deputada Estadual Flávia Francischini.

O médico hematologista é responsável por tratar todas as doenças do sangue e do sistema linfático. Já o hemoterapeuta é o profissional que atua na obtenção e na administração do sangue.

Confira o vídeo da sessão especial do Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta

Eduardo Fróes, presidente da Abrasta, mesmo de férias, encaminhou uma linda mensagem especial, ao lado de sua mãe, para todos os profissionais que cuidam com muito carinho e atenção das pessoas que convivem com a Talassemia e que colaboram com nosso trabalho.