Skip to content

CONHEÇA OS EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO COM QUELANTES DE FERRO E SAIBA COMO PREVENIR-SE:

Assim como qualquer medicamento, os quelantes podem causar efeitos colaterais. É importante ficar atento ao seu corpo e sempre falar para o médico se não estiver se sentindo bem ao realizar a quelação do ferro.

A Deferoxamina pode causar: perda ou déficit auditivo, catarata ou redução no crescimento da coluna lombar.

Você pode prevenir com: avaliação auditiva e exame de fundo de olho anuais. Controle de peso e estatura.

A Deferipirona pode causar: neutropenia (redução na quantidade de células de defesa do organismo), o que pode favorecer o surgimento de infecções oportunistas.

Você pode prevenir: realizando um hemograma a cada 10 dias, interrompendo o tratamento imediatamente em caso de febre ou sinais de infecção, e buscando imediatamente aconselhamento médico.

O Desferasirox pode causar: aumento de creatinina (substância derivada do metabolismo da creatina, uma proteína presente nos músculos, eliminada pelos rins), que pode indicar problemas renais.

Você pode prevenir: fazendo exames para avaliar o funcionamento dos rins antes do início do tratamento e, posteriormente, uma vez por mês. Procure manter a hidratação adequada e ter cautela principalmente se é um paciente que apresenta alguma alteração renal antes do início do tratamento.

IMPORTANTE! O acompanhamento médico e da equipe multidisciplinar é fundamental para obter melhores resultados no tratamento.

Leia mais sobre a desferroxamina:
http://www.medicinanet.com.br/bula/1822/desferal.htm

Leia mais sobre o  Deferiprone:
http://www.medicinanet.com.br/bula/2448/ferriprox.htm

Leia mais sobre o  Deferasirox:
http://www.medicinanet.com.br/bula/2356/exjade.htm

Back To Top