Skip to content

Abrasta, Abrale e Movimento TJCC terão representantes em Brasília para promover equidade na Saúde

Acesse as propostas e diretrizes da Oncologia que avançaram para etapa nacional – AQUI

De 2 a 5 de julho, ocorre a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. A Abrasta, Abrale e Movimento TJCC estarão presentes, por meio de representantes de políticas públicas, para levar propostas e contribuir com a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e participação social.

A Abrasta será representada pelo seu presidente, Eduardo Fróes, e Talita Garrido, Conselheira Nacional de Saúde e delegada nata.

A Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS. O TJCC será representado pela Priscila Zacarias da Associação Brasileira de Cabeça e Pescoço, a ACBG Brasil, e o Dr. Rodrigo Kappel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. ambos eleitos delegados pela Conferência Livre sobre Câncer do TJCC.

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 17ª CNS busca mobilizar os brasileiros, visando a superação da crise sanitária, humanitária e de política da saúde.

Assim, a Conferência apresenta como proposições: garantir a democracia e a saúde como direitos de cidadania; assegurar o direito constitucional à seguridade social que abarca a saúde, a assistência e a previdência social e sua adequada articulação para a promoção do bem-estar; e garantir a participação da comunidade com efetivo controle social.

Entre os eixos que orientam este debate e estruturam as ações, estão:

  • O Brasil que temos. O Brasil que queremos
  • O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas
  • Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia
  • Amanhã será outro dia para todos, todas e todes

Confira a programação completa

Fonte: CNS

Para acompanhar a transmissão pelo Conselho Nacional de Saúde, ou pelos canais oficiais do Ministério da Saúde, acesse https://www.youtube.com/user/comunicacns.

Atividade autogestionada: entenda como funciona

A 17ª CNS será constituída por diversos momentos estratégicos de debates, deliberações e encaminhamentos. Além das plenárias, atividades de arte, cultura e educação popular, estão previstas as chamadas atividades autogestionadas, oferecidas nos dias 2 e 4 de julho.Na terça-feira, dia 4 de julho, a Abrasta juntamente com a Abrale e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, levantarão o tema sobre a “Atenção ao câncer e doenças raras: unindo forças para a garantia de direitos no Brasil”. A atividade será realizada presencialmente em Brasília, das 17h às 19h, com a participação de pessoas delegadas, convidados da conferência e público externo.Será uma oportunidade para fortalecer parcerias e colaborações entre as instituições envolvidas, permitindo o compartilhamento de recursos e ações conjuntas. Essa sinergia entre diferentes atores do campo da oncologia e doenças raras contribuirá para uma abordagem mais eficaz no enfrentamento dessas condições complexas.

A abertura das inscrições começa a partir das 8h00 do dia 02/07/2023, no totem de autoatendimento da Conferência Nacional de Saúde.

Back To Top