Skip to content

ilustração com tamanhos diferentes de baço

RETIRAR O BAÇO OU NÃO? SAIBA TUDO SOBRE A ESPLENECTOMIA. 

O que é Esplenomegalia?

É o aumento do baço,  uma das características apresentadas pelos portadores de talassemia maior. No passado retirar o baço era procedimento comum.

Com cerca de 13 centímetros, este órgão pode ser comparado a uma esponja, que retém as células mortas ou doentes que estão na circulação de sangue. Ele funciona como um filtro, que seleciona, prende e destrói aqueles glóbulos vermelhos (hemácias) que não têm mais utilidade.

O baço também é um reservatório de monócitos (glóbulos brancos), que ficam quietinhos e são enviados prontamente quando nosso organismo precisa de defesa extra. 

PORQUE PESSOAS COM TALASSEMIA PODEM TER AUMENTO DO BAÇO?

Em pessoas com doenças hematológicas, como a talassemia, este órgão pode aumentar em até dez vezes e, quando em tamanho anormal, ele acaba “sequestrando” mais células e acumulando uma quantidade maior de sangue. Esta retenção faz com que aumente as necessidades transfunsionais.

Antigamente, quando os pacientes não realizavam o tratamento corretamente, os médicos optavam pela retirada do baço. Os riscos para aqueles que retiravam o órgão também eram grandes. Muitos portadores de talassemia que realizaram a esplenectomia (retirada do baço) no passado tiveram complicações infecciosas, incluindo choque séptico fulminante – quando há falência da circulação sanguínea.

Por isso, hoje em dia a abordagem médica referente à retirada do baço passou a ser muito mais conservadora e só é indicada em casos de extrema necessidade, como por exemplo quando há hiperconsumo dos glóbulos vermelhos.

Para saber mais informações em relação ao seu caso, converse com seu médico e siga sempre as prescrições de seu hematologista para evitar este tipo de complicação e viver com mais bem-estar, mesmo sendo portador de talassemia.

Back To Top