Skip to content

Casal feliz passeando com um cachorro

CUIDE BEM DO CORPO E VIVA MAIS FELIZ!

O FATO DE VOCÊ SER PORTADOR DE TALASSEMIA REQUER CUIDADOS PARA QUE VOCÊ VIVA BEM. LEMBRE-SE DE QUE A VIDA É UMA DÁDIVA, ENTÃO ACEITE-SE COMO VOCÊ É, E ACOLHA ESTES CUIDADOS COM OTIMISMO PARA VIVER MAIS FELIZ!

VOCÊ SABIA QUE O QUE TE FAZ MAIS SAUDÁVEL, TE DEIXA MAIS FELIZ?

Então sabia o que você pode fazer para ter mais saúde, mesmo sendo portador de talassemia.

Viver bem e com qualidade é uma escolha sua, mesmo que portando talassemia, e para isso é só ficar atento a alguns cuidados importantes com seu corpo. Além disso, siga à risca o indicado pelo hematologista, que é o especialista responsável pelo tratamento da talassemia, sem esquecer de que um trabalho guiado por uma equipe multiprofissional também é essencial.

Veja alguns cuidados específicos para o corpo:

PREVINA PROBLEMAS CARDÍACOS NA TALASSEMIA.

FAÇA ACOMPANHAMENTO COM O CARDIOGOLOGISTA!

Como as complicações cardíacas são ainda a maior causa de morte entre as pessoas com talassemia, o acompanhamento periódico com um cardiologista, a partir da adolescência, é essencial – especialmente se o jovem começa a apresentar sinais e sintomas que podem indicar problemas cardíacos, tais como: sensação de tremores, dificuldade para respirar, desfalecimento, dor abdominal, cansaço aos menores esforços e edema.

PREVINA A TROMBOSE NA TALASSEMIA, CONSULTE UM ANGIOLOGISTA!

O entupimento das veias, responsável por dificultar a passagem do sangue é um dos problemas que podem ocorrer nos portadores de talassemia intermediária. De acordo com os especialistas, as chances para isso acontecer são maiores para aqueles que retiraram o baço ou que sofrem de cirrose hepática (causada pelo acúmulo de ferro no fígado). Nestes casos, é recomendado que o portador procure um angiologista.

FAÇA ACOMPANHAMENTO COM UM ENDOCRINOLOGISTA!

A sobrecarga de ferro pode atingir certos órgãos produtores de hormônios. São eles:

HIPÓFISE OU GLÂNDULA PITUITÁRIA: localizada no cérebro, é responsável pela produção de diversos hormônios, dentre eles o do crescimento e também os hormônios sexuais. Quando há problemas, é possível que o portador de talassemia tenha o crescimento e puberdade (baixo desenvolvimento de mamas e testículos) afetados.

TIREOIDE: esta glândula se localiza no pescoço e sua função é cuidar do ritmo do metabolismo. A depender do modo como for afetada, ela pode acelerar ou desacelerar o metabolismo. Ocorre hipotireoidismo na talassemia (desaceleração) pelo depósito de ferro, o que causa sonolência, frio, lentidão mental e física e ganho de peso.

PÂNCREAS: as células beta do pâncreas são responsáveis pela produção do hormônio Insulina, o qual controla os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Se estas células não puderem trabalhar adequadamente, o organismo não produz insulina para controlar a glicose ingerida com a alimentação. Quando ocorre depósito de ferro no pâncreas, as pessoas com talassemia podem desenvolver intolerância à glicose e diabetes tipo 2 em algum momento de suas vidas. Para prevenir situações como estas, é fundamental aderir ao tratamento de quelação do ferro e, se evoluir com intolerância à glicose ou diabetes, realizar periodicamente consultas com o endocrinologista.

Você pode prevenir muitas situações como estas, realizando periodicamente consultas com o endocrinologista.

PREVENIR A OSTEOPOROSE NA TALASSEMIA É ESSENCIAL! FAÇA ACOMPANHAMENTOS COM O ORTOPEDISTA E O ENDOCRINOLOGISTA

Um dos problemas mais comuns nas pessoas com talassemia é a osteoporose. A própria talassemia pode deixar os ossos mais fracos, mas o tratamento incorreto é sempre o principal vilão. Os especialistas aconselham que, a partir de 15 anos, seja realizado um exame de densitometria óssea para avaliar a formação e estados dos ossos. Este exame pode detectar precocemente a osteoporose. Porém, nem todos os serviços tem a densitometria óssea validada para menores de 18 anos.

FIQUE ATENTO! é fundamental praticar exercícios físicos com frequência, diariamente se expor ao sol de 15 a 20 minutos, sempre antes das 10 horas da manhã, para que o corpo produza vitamina D, e também cuidar da alimentação, com uma dieta rica em cálcio. Fale com o ortopedista ou o endocrinologista.

O ACOMPANHAMENTO DE UM HEPATOLOGISTA É FUNDAMENTAL

Localizado ao lado direito do abdômen, o fígado tem funções múltiplas e fundamentais para o funcionamento do corpo. Dentre elas estão: armazenar glicose, para garantir o suprimento de energia; produzir proteínas nobres, como a albumina, uma substância muito importante por manter a água dentro da circulação e evitar edemas.

O excesso de ferro no fígado, pode provocar diversas lesões. A regeneração das células é comum neste órgão, mas se a lesão não for tratada, as células mortas, em vez de serem expelidas, são substituídas por um tecido fibroso, causando a chamada fibrose hepática. A hepatite B e a hepatite C também podem levara a cirrose do fígado. A cirrose também pode surgir devido ao acúmulo de ferro no fígado, mas o câncer é o que mais preocupa atualmente.

Nos estágios iniciais, o hepatocarcinoma é curável. Por isso é fundamental realizar o monitoramento por meio de exames como ultrassonografia de abdômen, que ajuda no diagnóstico. Fique sempre em contato com o hepatologista.

FIQUE DE OLHO NA PELE! TRATE A ÚLCERA NA TALASSEMIA

Na talassemia intermédia pode haver incidência de úlcera, e o tipo mais comum é a chamada úlcera dos membros inferiores. Um estudo realizado com 100 pessoas portadoras da talassemia intermédia mostrou que 53% tinham maior propensão de apresentar o problema. Já no grupo com 100 portadores de talassemia major, ninguém apresentou.

Essas úlceras aparecem como “feridas” na região das pernas e tornozelos, provocando muita dor e dificuldade de locomoção. Isso acontece porque, ao ficar em pé, a pele e a circulação do sangue podem sofrer alterações.

A falta de transfusões de sangue, quando necessárias, é um dos principais fatores de risco.

CUIDE DOS OLHOS, CONTE COM UM OFTALMOLOGISTA!

O oftalmologista é um dos especialistas que devem ser procurados. As complicações visuais, como a catarata na talassemia, se dão quando a pessoa está com uma quantidade de ferro baixa, fazendo com que o quelante, ao invés de ligar-se ao ferro, acabe se ligando a outros receptores que existem nas células da córnea, da retina e do nervo óptico.

BOCA SAUDÁVEL, CORPO SAUDÁVEL! CONTE COM O ACOMPANHAMENTO DE UM DENTISTA!

Com um tratamento correto, tanto na talassemia maior, quanto na talassemia intermediária, você pode evitar a formação rígida da parte dos ossos, pois se essa área for comprometida, pode ocasionar o que  chamamos de mineral. Eles começam a crescer mais do que o normal, podendo causar deformidades no crânio e face, em especial na arcada dentária.

Outros sintomas que você pode tratar com o acompanhamento de um dentista são:

ATRESIA MAXILAR – quando há discrepância da maxila (superior ou inferior) em relação à mandíbula, causando uma mordida defeituosa;

HIPOTONIA LABIAL / LÍNGUA HIPOTÔNICA – problema na estrutura dentária, que faz com que o indivíduo tenha uma respiração oral (pela boca), em vez da respiração nasal (nariz), propiciando, de maneira menos eficiente, as funções de mastigação, deglutição e fala.

Uma vez instalada a má formação na arcada dentária, a ortopedia funcional dos maxilares é a melhor opção, pois este tipo de tratamento realiza a modelagem óssea e consequente alinhamento dental e correção oclusal. Com a associação do tratamento com aparelhos ortopédicos funcionais e ortodônticos, obtêm-se ótimos resultados. Outra opção para corrigir a dentição é a cirurgia ortognática.

DESEJA TER FILHOS? PROCURE UM ESPECIALISTA E COMECE CEDO!

Fertilidade na talassemia: fique atento às dicas

Dicas para as Mulheres

É muito importante que o endocrinologista acompanhe o desenvolvimento da glândula hipotálamo, pois é comum apresentar problemas devido à sobrecarga de ferro, causando a infertilidade. Ela é responsável pelos hormônios que irão produzir o óvulo.

O tratamento é realizado com hormônios por meio de injeção, para que os ovários se desenvolvam e produzam óvulos, possibilitando a gravidez. Este é um procedimento demorado, e no primeiro mês pode falhar. Mas fiquem tranquilas, porque isso é normal. Outras opções são o congelamento dos óvulos e fertilização. Converse com o médico e veja qual a melhor escolha para você.

Gravidez na talassemia: o que fazer durante a gestação?

Durante a gestação mantenha as transfusões de sangue periódicas, para que a hemoglobina da paciente fique em níveis normais. Esta hemoglobina deve estar em torno de 10 g/dL antes da transfusão. O acompanhamento médico é essencial para que a gravidez seja sadia. Caso a sobrecarga de ferro fique muito elevada, é possível considerar o uso da desferroxamina (Desferal). Mas somente o especialista poderá dizer se esta é a melhor opção e em qual época da gestação pode ser utilizado.

Mães com talassemia: o bebê nasceu, e agora?

Após a gestação, os cuidados não devem parar. Dependendo dos níveis de ferro no organismo, a mãe logo deverá voltar a fazer a terapia quelante.

FIQUE ATENTA E CONSULTE SEU MÉDICO: A amamentação do bebê vai depender justamente desta urgência no retorno da quelação do ferro, já que o uso dos 3 quelantes existentes durante este período não é permitido.

Dicas para os Homens

Semelhante ao que ocorre às mulheres, os homens com talassemia maior e intermediária também podem desenvolver hipogonadismo hipogonadotrófico (falta de produção de hormônios que resultam em infertilidade) caso a quelação do ferro não seja realizada corretamente desde os primeiros anos de vida.

A produção dos espermatozoides pode ser feita por meio de injeção de hormônios. Para os homens, este procedimento é um pouco mais longo e pode demorar cerca de dois anos para apresentar o resultado. Na puberdade, o mais indicado é a criopreservação do esperma.

Homens portadores de talassemia que realizam o tratamento quelante não exercem nenhuma influência à saúde do bebê. Inclusive, para aquele que pretende ser pai, não há a necessidade de parar a quelação do ferro.

DÊ O PRIMEIRO PASSO EM DIREÇÃO A UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

A atividade física é aliada na prevenção doenças, e também faz bem para o controle da ansiedade e estresse, tão comuns e prejudiciais nos tempos de hoje. As atividades físicas têm cadeira cativa quando o tema é bem-estar físico e mental.

Portadores de talassemia podem praticar atividades físicas?

Sim, podem e devem!

Os exercícios aeróbicos são indicados para portadores de talassemia, por isso procure optar por caminhar, nadar, pedalar, correr, dançar, etc.

Mas fique atento, procure um profissional! Pois se o baço estiver aumentado, esportes com alto risco de trauma, como lutas e futebol, devem ser evitados.

A intensidade e duração do exercício devem acontecer de acordo com as condições físicas da pessoa. No caso da talassemia intermediária, com o grau de anemia também. Se há qualquer complicação, será necessário avaliar individualmente o paciente para saber se ele deve ou não dar continuidade aos exercícios físicos.

TALASSEMIA TRATAMENTO NUTRICIONAL: PROCURE ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA ANEMIA.

Comer bem e de forma saudável ajuda, e muito, durante o tratamento da talassemia. É possível controlar os níveis de ferro (mas nada substitui os quelantes!), fortalecer os ossos e também aliviar o cansaço e as dores musculares que alguns portadores da doença possam sentir.

BUSQUE UM TRATAMENTO NUTRICIONAL PARA TALASSEMIA

Existem alimentos importantes para os portadores de talassemia. Para a parte óssea, é fundamental ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, vegetais verdes, como espinafre, couve e brócolis, além de amêndoas e castanhas. A vitamina D também é importante para aumentar a fixação de cálcio nos ossos. Ela pode ser encontrada em alimentos como peixes, ovos, leite e derivados. O contato do sol com a pele estimula a produção de vitamina D, porém deve-se ter o cuidado de se expor ao sol nos horários antes das 10 horas ou após às 16 horas.

Se estiver com excesso de ferro, o chá preto pode ajudar, pois cria uma espécie de barreira para a absorção do ferro no intestino. O nutricionista é o profissional que pode lhe ajudar com uma dieta correta e saudável.

Back To Top