O que são quelantes de ferro?
São medicamentos com substâncias ativas capazes de se ligar ao ferro, produzindo assim um composto que pode ser excretado do organismo por meio da urina e/ou das fezes, dependendo da medicação utilizada. Sem a ajuda desses medicamentos, o organismo é incapaz de liberar o excesso de ferro do corpo.
Quais são os quelantes indicados durante as transfusões?
Desferroxamina (Desferal®)
Primeiro quelante de ferro disponível no mercado, surgiu na década de 70 e está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Sua administração é por via subcutânea, utilizando uma “bombinha de infusão”, durante 12-24horas contínuas, por pelo menos cinco vezes por semana. O ferro será eliminado pela urina e por este motivo ela fica vermelha.
Deferiprone (Ferriprox®)
Este foi o segundo quelante de ferro a surgir. Também disponível no SUS (Sistema Único de Saúde), ele é administrado via oral e tem ação bastante eficiente na eliminação de ferro do organismo, em especial do coração. Como o ferro é eliminado pela urina, ela fica vermelha.
Deferasirox (Exjade®)
Este é o quelante de ferro mais recente aprovado no Brasil, mas também já disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Sua administração é oral e o comprimido deve ser dissolvido em água ou em sucos de laranja e maçã. Ele tem ação efetiva na retirada do ferro, em especial em órgãos como coração e fígado. Neste caso, o ferro será eliminado pelas fezes e nesta situação a cor da urina é normal.
Atenção, siga sempre a orientação do hematologista!
*Estes medicamentos podem ser combinados (apenas dois medicamentos serão usados ao mesmo tempo), e o hematologista será o responsável por definir qual a melhor dose e combinação.
Para mais informações, acesse Cuidados com o Corpo.