Foram reivindicadas melhores condições de tratamento durante a pandemia
Em fevereiro de 2021, a Abrasta se reuniu com o Dr. Carlos Eduardo Amaral, Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais e a principal pauta da reunião foi a melhoria da Atenção Hematológica no estado.
Representaram a Abrasta neste encontro Eduardo Maércio Fróes (Presidente) e Maryane Rodrigues Ferreira (representante em Minas Gerais).
A equipe da Abrasta apresentou dados preocupantes ao Secretário. Na ocasião, Eduardo Fróes apontou a queda nas consultas e exames para os pacientes de Minas Gerais. A pandemia afetou consideravelmente a vida dos pacientes que dependem do sistema de saúde mineiro.
O Secretário informou que está preparando o plano para retomada dos diagnósticos e melhorias na rede de saúde para atender a todos os pacientes com talassemia. A equipe técnica do governo se comprometeu a apresentar o documento após sua conclusão.
Pensando em fortalecer a atenção básica mineira, foi apresentado o novo curso do Onco Ensino, Talassemia: do diagnóstico ao tratamento ideal. As aulas estão disponíveis na plataforma de ensino à distância para as unidades de saúde que realizam diagnóstico e tratamento hematológico. O Secretário manifestou interesse e nos próximos meses começaremos a parceria para a implantação dos cursos rápidos, no modelo EAD, para profissionais de saúde.
Em relação aos hospitais do estado, a Abrasta chamou a atenção do Secretário sobre os problemas do Hospital Bom Pastor, localizado no Sul de Minas Gerais. Solicitamos, também, que fossem feitos os devidos repasses de verba para o Hospital Ascomcer, de Juíz de Fora, uma vez que a Secretaria está em débito com o estabelecimento de saúde. Por fim, apresentamos a necessidade de disponibilizar transfusões de sangue aos sábados nas unidades do Hemominas.
Já marcamos outra reunião para o mês de março a fim de garantir o cumprimento das medidas apresentadas. Continue acompanhando a página oficial da Abrasta nas redes sociais!