De 2 a 5 de julho, ocorre a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. A Abrasta, Abrale e Movimento TJCC estarão presentes, por meio de representantes de políticas públicas, para levar propostas e contribuir com a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e participação social.
A Abrasta será representada pelo seu presidente, Eduardo Fróes, e Talita Garrido, Conselheira Nacional de Saúde e delegada nata.
A Conferência Nacional de Saúde, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS. O TJCC será representado pela Priscila Zacarias da Associação Brasileira de Cabeça e Pescoço, a ACBG Brasil, e o Dr. Rodrigo Kappel, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. ambos eleitos delegados pela Conferência Livre sobre Câncer do TJCC.
Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a 17ª CNS busca mobilizar os brasileiros, visando a superação da crise sanitária, humanitária e de política da saúde.
Assim, a Conferência apresenta como proposições: garantir a democracia e a saúde como direitos de cidadania; assegurar o direito constitucional à seguridade social que abarca a saúde, a assistência e a previdência social e sua adequada articulação para a promoção do bem-estar; e garantir a participação da comunidade com efetivo controle social.
Entre os eixos que orientam este debate e estruturam as ações, estão:
Para acompanhar a transmissão pelo Conselho Nacional de Saúde, ou pelos canais oficiais do Ministério da Saúde, acesse https://www.youtube.com/user/comunicacns.
A 17ª CNS será constituída por diversos momentos estratégicos de debates, deliberações e encaminhamentos. Além das plenárias, atividades de arte, cultura e educação popular, estão previstas as chamadas atividades autogestionadas, oferecidas nos dias 2 e 4 de julho.Na terça-feira, dia 4 de julho, a Abrasta juntamente com a Abrale e o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, levantarão o tema sobre a “Atenção ao câncer e doenças raras: unindo forças para a garantia de direitos no Brasil”. A atividade será realizada presencialmente em Brasília, das 17h às 19h, com a participação de pessoas delegadas, convidados da conferência e público externo.Será uma oportunidade para fortalecer parcerias e colaborações entre as instituições envolvidas, permitindo o compartilhamento de recursos e ações conjuntas. Essa sinergia entre diferentes atores do campo da oncologia e doenças raras contribuirá para uma abordagem mais eficaz no enfrentamento dessas condições complexas.
Na 116ª Reunião Ordinária da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), temas cruciais para o setor…
No dia 29 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. Um…
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem como principal função garantir que as leis e decisões…
Melhorias no acesso ao tratamento foram destaques durante encontro No dia 13 de setembro aconteceu…
Em audiência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, nesta semana, representantes de pacientes…
Expectativa é que a iniciativa estimule investimentos em campanhas educativas e programas de prevenção O…
This website uses cookies.