A organização marcou presença no Fórum das Instituições de Pacientes e no Fórum de Talassemia
Por Talita Garrido
A Abrasta esteve presente no HEMO 2023 – Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, o maior evento da área do Hemisfério Sul, organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Participamos como debatedores de iniciativas do Fórum das Instituições de Pacientes e do Fórum de Talassemia.
13º Fórum Educacional das Instituições de Apoio aos Pacientes com Doenças Hematológicas ou Onco-Hematológicas: acesso aos medicamentos
No primeiro dia de evento, Talita Garrido, responsável pelo Departamento de Políticas Públicas e Advocacy da Abrasta palestrou no workshop Direitos dos pacientes e dificuldades de acesso ao tratamento: como médicos e pacientes podem trabalhar juntos.
Na ocasião, apresentou a perspectiva dos pacientes no que tange o acesso aos medicamentos e tecnologias em saúde, assim como fez uma análise de conjuntura sobre as principais barreiras para o acesso.
Talita salientou que existe uma diferença no acesso ao tratamento para as doenças comuns e mais incidentes, quando compara-se às patologias raras ou negligenciadas. Há falta de incentivo para pesquisas clínicas em doenças menos incidentes, além dos preços serem elevados, tendo em vista, em muitos casos, os monopólios e pregões desertos realizados para a aquisição pelo Ministério da Saúde, devido ao baixo interesse comercial. Ela também enfatizou a necessidade de maior transparência no processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), especialmente na Conitec e na ANS.
Mesmo após a aprovação e incorporação dos fármacos, nota-se a dificuldade de acesso pelos pacientes e, pontualmente, os desabastecimentos que podem levar ao agravamento do quadro clínico. Outra problemática apontada foi a judicialização, que apesar de não ser o ideal é, muitas vezes, necessária para garantir a sobrevida do paciente. Contudo, quais são de fato os pacientes que podem judicializar as medicações para terem o acesso garantido?
Faz-se necessário frisar que as desigualdades socioeconômica, racial e geográfica também acentuam as dificuldades no acesso aos cuidados de saúde. Assim, é imprescindível que as políticas públicas em saúde considerem as diferentes realidades e especificidades dos grupos mais vulneráveis, como povos das florestas, do campo e das águas.
Por fim, Talita Garrido ressaltou a importância da adesão ao tratamento e questões relacionadas à saúde mental dos pacientes, bem como a relevância das associações de pacientes estarem representadas nos espaços de participação e controle social.
O debate foi moderado por Luana Ferreira Lima, coordenadora de políticas pública da Abrale, e compuseram a roda de conversa: Dr. Renato Cunha (Coordenador de Equidade da ABHH), Dr. Ângelo Maiolino (Coordenador do Comitê de Acesso da ABHH), Tiago Farina (Advogado Sanitarista, palestrante e consultor em advocacia na área da saúde).
Conhecendo o trabalho das Associações de Pacientes
Talita também apresentou o trabalho da Abrasta, os principais pilares e a atuação pela defesa e garantia dos direitos. Na ocasião estiveram presentes Tânia Pietrobelli, Presidente da Federação Brasileira de Hemofilia, Dra. Marimilia Pita, Diretora da Lua Vermelha, associação voltada para a defesa das pessoas que convivem com anemia falciforme; além de Melissa Pereira, Gerente do Departamento de Apoio ao Paciente da Abrale e Abrasta. Neste encontro, as associações firmaram o compromisso de trabalharem em cooperação pela defesa das pessoas que convivem com doenças hematológicas.
Fórum das Talassemias
Outro importante momento durante o Hemo 2023 foi o Fórum de Talassemia. No início, realizamos uma linda homenagem à Merula Steagall, ex-presidente da Abrasta. Eduardo Fróes, atual presidente da organização, moderou a sessão solene. Dra. Sandra Loggetto, Dra. Joice Aragão, Coordenadora Nacional do Sangue e dos Hemoderivados do Ministério da Saúde, e Dina Steagall, filha de Merula, prestaram suas homenagens e recordaram momentos importantes e emocionantes. Estavam presentes também muitos médicos que integram o Comitê Médico Científico da associação.
Durante o Fórum, representantes de 10 Hemocentros Públicos apresentaram dados sobre o cuidado às pessoas com talassemia, os exames disponíveis e as principais dificuldades enfrentadas pela gestão. Pudemos notar que muitos dos desafios são comuns, sobretudo a dificuldade em garantir o acesso à Ressonância Magnética T2*, exame essencial para o direcionamento da conduta clínica que deveria ser realizado uma vez por ano.
Talita Garrido apresentou os dados do Projeto Ver, Ouvir e Transformar, que a partir da sua reformulação, foi realizado em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro, assim como uma roda de conversa com pacientes na Bahia. Foram expostas as principais demandas das pessoas que convivem com a doença.
Foi uma excelente oportunidade para integrar os gestores dos hemocentros, profissionais da saúde, estudantes de Hematologia, além do governo representado por Dra. Joice Aragão e Dra. Mônica Veríssimo, que está à frente da Câmara Técnica das Talassemias.
Em nosso estande fizemos o lançamento do novo folder institucional da Abrasta, fomentando a importância de favorecer a associação na Nota Fiscal Paulista, que é a nossa principal fonte de recursos. Realizamos também uma pesquisa com os profissionais da saúde, para iniciarmos o georreferenciamento dos que se interessam pela talassemia, bem como os que já trabalham com a patologia em sua rotina.
Hemobrás
Eduardo Fróes, que recentemente foi eleito por unanimidade para compor o Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, acompanhou o debate que teve a Hemobrás como enfoque.
Na 116ª Reunião Ordinária da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), temas cruciais para o setor…
No dia 29 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. Um…
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem como principal função garantir que as leis e decisões…
Melhorias no acesso ao tratamento foram destaques durante encontro No dia 13 de setembro aconteceu…
Em audiência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, nesta semana, representantes de pacientes…
Expectativa é que a iniciativa estimule investimentos em campanhas educativas e programas de prevenção O…
This website uses cookies.