Nos últimos meses, os pacientes de talassemia, que realizam tratamento na rede pública do Estado de São Paulo, têm reportado à Abrasta a dificuldade em retirar a medicação indicada para o tratamento nas Farmácias Especializadas de Alto Custo.
Por meio do portal da transparência, a Abrasta tomou conhecimento que a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) realizou 4 pregões, sendo 2 (dois) desertados e 2 (dois) fracassados. Contudo, por se tratar de medicamento de uso contínuo, imprescindível para o tratamento da talassemia, os pacientes não podem mais esperar por novas tentativas de pregões.
No documento, a Abrasta destaca a importância do medicamento no tratamento da sobrecarga de ferro no sangue, devido às transfusões de realizadas durante a vida dos pacientes. Como o corpo não consegue eliminar sozinho o excesso de ferro, é necessário o uso de medicamentos chamados quelantes de ferro, como a DESFEROXAMINA.
Eduardo Fróes, presidente da Abrasta e paciente de talassemia, afirmou que essa questão é preocupante. “Nós lutamos para que o melhor tratamento seja oferecido a todos os pacientes. A normalização do abastecimento do Desferoxamina, no Estado de São Paulo, é urgente e necessária. Sem o remédio o acúmulo do ferro no organismo pode se agravar.”
A Desferoxamina faz parte da lista de Medicamentos de Alto Custo, que tem o seu valor antecipado às Secretarias para que estas os adquiram e distribuam. A falta do fornecimento do medicamento é ilegal.
Confira o documento enviado a SES/SP, no qual a Abrasta solicita que a Desferoxamina seja adquirida com a dispensa de licitação, pois se enquadra nos casos de emergência, já que a situação pode comprometer a saúde dos portadores de hemoglobinopatias, dentre os quais, a talassemia.
Viver bem faz parte do tratamento e nós vamos continuar nesta batalha!
A Abrasta tem a honra de integrar o Comitê Técnico para Atenção às Talassemias da…
Na 116ª Reunião Ordinária da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), temas cruciais para o setor…
No dia 29 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. Um…
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem como principal função garantir que as leis e decisões…
Melhorias no acesso ao tratamento foram destaques durante encontro No dia 13 de setembro aconteceu…
Em audiência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, nesta semana, representantes de pacientes…
This website uses cookies.