Segundo o site da Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), a talassemia é um tipo de anemia hereditária, transmitida de pais para filhos, e que faz parte do grupo de doenças da hemoglobina.
Fernando Tricta, especialista em talassemia e membro do comitê médico da Abrasta, os portadores de talassemia minor não estão no grupo de maior risco da Covid-19.
De acordo com Tricta, não há evidências até o momento de que portadores de talassemia, minor, intermediária ou major, sejam mais propensos a contrair a doença. As informações publicadas tampouco indicam que, caso contraiam, tenham mais chance de ter quadro mais severo.
Em documento publicado pela Federação Internacional de Talassemia sobre os impactos da Covid-19 em portadores de talassemia e anemia falciforme, as precauções a serem seguidas são as mesmas recomendadas para a população geral.
Caso esses pacientes tenham febre, sintoma comum nesses portadores no período de gripe sazonal, não devem ir para o hospital, onde há o risco de contaminação por coronavírus, ou suspender a suplementação de ferro sem antes consultar médicos de confiança, pois se arriscam a ter um agravamento do quadro anêmico. (Ana Bottallo)
Fonte: Folha de São Paulo
A Abrasta tem a honra de integrar o Comitê Técnico para Atenção às Talassemias da…
Na 116ª Reunião Ordinária da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), temas cruciais para o setor…
No dia 29 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. Um…
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem como principal função garantir que as leis e decisões…
Melhorias no acesso ao tratamento foram destaques durante encontro No dia 13 de setembro aconteceu…
Em audiência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, nesta semana, representantes de pacientes…
This website uses cookies.