No dia 26 de junho, a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), em parceria com a Thalassemia International Federation e apoio da Cooley’s Anemia Foundation, United Kingdom Thalassemia Society, Fundatal e Thalassemia Foundation of Canada, realizou um encontro virtual entre pacientes com talassemia de diferentes países, pensando no impacto positivo da socialização e, principalmente, no valor da troca de experiências e ideias.
Foram mais de 160 participantes, de 18 países, como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Índia e Paquistão. Todos tiveram a oportunidade de conhecer outras pessoas com a mesma doença e falar sobre suas experiências individuais no enfrentamento deste tipo de anemia hereditária, além das relações humanas, trabalho, questionamentos, angústias e conquistas.
O evento foi dividido em três salas, cada uma com faixas etárias e temas pré-definidos.
Neste espaço, foram abordados temas como aceitação da talassemia na vida social e o impacto do diagnóstico, que não costuma ser muito fácil, já que esta é uma doença rara e ainda desconhecida por grande parte da população. A adesão ao tratamento também foi bastante abordada e os pais quiseram compartilhar e ouvir as experiências sobre como lidar com os sentimentos de medo, dor, que eles mesmos e seus filhos estão passando. Juntos, puderam trocar informações sobre como falar para os filhos sobre a talassemia e a respeito do empoderamento para um melhor tratamento.
Nesta sala, os assuntos debatidos estavam mais ligados à transição entre a adolescência e a fase adulta. Os pacientes falaram sobre os desafios de crescer com a talassemia, por conta das mudanças físicas, autoestima e autoconfiança, que muitas vezes podem ficar abaladas ao longo da jornada. Eles também abordaram a importância de seguir nos estudos, a vontade de fazer um intercâmbio e os desafios no momento de conseguir um emprego. Os relacionamentos, sejam eles amorosos ou não, também foram pauta de discussão, assim como a prática de atividades físicas, para manter a imagem corporal satisfatória, e a possibilidade de engravidar. Grande parte dos participantes disseram achar essencial poder contar com uma rede de apoio, que fortaleça as conquistas em prol dos pacientes de talassemia.
O tema sobre gravidez e fertilidade foi bastante abordado pelas mulheres e homens que estavam nesta sala. Eles gostaram de ouvir depoimentos de pacientes que realizaram o sonho de tornarem-se pais, e puderam tirar dúvidas sobre como seguir o tratamento corretamente, para que também possam seguir estes passos. Outro assunto bastante mencionado foram as dificuldades enfrentadas no trabalho, por conta das transfusões de sangue e também do cansaço que sentem ao longo do dia. Alguns pacientes trouxeram suas experiências com exercícios físicos, meditação e nutrição, que ajudam a manter a qualidade de vida e também a motivação. Os participantes trocaram informações essenciais sobre como vivenciar, de maneira saudável, o processo de envelhecer com a talassemia.
Ao longo da programação, por meio de vídeos, pacientes talentosos puderam compartilhar um pouco de sua arte com os demais participantes. Tivemos apresentações de pintura, música, culinária e até mesmo um salto de paraquedas!
Os vídeos selecionados pelos curadores foram divulgados no canal da Abrasta, no Youtube. Os três conteúdos com o maior número de interações, ou seja, visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, foram premiados com vouchers da Amazon, nos valores de: 1º lugar – R$500 reais; 2º lugar – $350 reais; e 3º lugar – R$250 reais.
Parabéns aos vencedores: Maria Eduarda, Maria Tereza Pelisson e Bruno de Miranda!
Para assistir aos vídeos, clique aqui.
Fonte: Comunicação Abrasta
A Abrasta tem a honra de integrar o Comitê Técnico para Atenção às Talassemias da…
Na 116ª Reunião Ordinária da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), temas cruciais para o setor…
No dia 29 de outubro, celebramos o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. Um…
O Supremo Tribunal Federal (STF) tem como principal função garantir que as leis e decisões…
Melhorias no acesso ao tratamento foram destaques durante encontro No dia 13 de setembro aconteceu…
Em audiência da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, nesta semana, representantes de pacientes…
This website uses cookies.